Untitled Document
|

Se você tem mais informações verídicas sobre Dança Oriental (Dança do Ventre), pode mandá-las para nós, que colocaremos nesse tópico.
bellydance@bellydance.com.br
|

O
intuito principal da BellyDance® ao criar esta
página é tornar acessível informações
confiáveis sobre a arte da Dança do
Ventre.
Sabemos
que a cultura árabe exerceu grande fascínio
sobre o Brasil. Justamente por isso, queremos transmitir
informações corretas e "desmentir"
as "invenções" feitas por
pessoas que tem objetivo meramente comercial. Nosso
inconformismo com estes dados infundados nos leva
à criação desta página,
que está aberta a todos que pesquisam e atuam
nesta magnífica arte milenar.

|
Dança do Ventre ou Dança Oriental? |

O nome correto desta dança
é RAKS SHARKI, que quer dizer dança oriental ou dança
do oriente. Para a América, o nome dança oriental pode significar
dança japonesa, chinesa, tailandesa etc. Por isso, nos EUA foi chamada
de BELLY DANCE, e no Brasil, DANÇA DO VENTRE. Essa denominação
deve-se aos movimentos, que são predominantes no ventre e quadril
feminino.

|

A Dança
do Ventre é a mais feminina e sensual de todas as danças. A
mulher, através da música árabe, une seus movimentos,
sua expressão e sua sedução, transformando-os, no palco,
em sentimentos, que compartilha com seu público.
Há quem
diga que a Dança do Ventre está ligada a rituais religiosos
e danças sagradas. Não há qualquer ligação
da Dança do Ventre com tais práticas, e não devemos levar
em consideração este conceito, pois hoje a bailarina é
considerada uma artista.

|
Benefícios da Dança do Ventre |

Seus benefícios,
tanto físicos como psicológicos, são comprovados. Ativa
a circulação sangüínea, melhora o funcionamento
do aparelho digestivo, dos rins e dos órgãos sexuais. Proporciona
a redescoberta do feminino, com todo o sensualismo que lhe é peculiar.

|
A Dança do Ventre nos países árabes |

No mundo árabe,
podemos assistir à Dança do Ventre em lugares distintos. Nas
casas de shows, teatros e night-clubs (que geralmente encontram-se em hotéis
cinco estrelas), as apresentações são montadas em um
palco com conjunto musical, onde a bailarina comanda o show e os músicos.
Os músicos sempre estão
atentos aos movimentos da bailarina, para que sua música esteja sempre
em sintonia com a mesma.

|

A bailarina é sempre
vista como uma "rainha".
Na maioria dos casos, não
é permitido que a bailarina seja tocada ou que suba nas mesas, nem
tampouco que coloquem dinheiro em seu corpo. Em alguns casos, as oferendas
são jogadas no palco, como acontece também no caso de cantores
e cantoras.
Em poucos países árabes,
a Dança do Ventre também é executada em cabarés.
Nestes, encontramos "dançarinas", e não bailarinas.

|
As principais qualidades de uma boa bailarina |

É óbvio que para
ser uma grande artista e uma boa bailarina é necessário ter
talento. Porém, o talento por si só não é suficiente.
Ela tem que ter disciplina de ensaio, manter-se constantemente atualizada,
saber receber críticas de verdadeiros professores de dança ou
daqueles que possuem muitos anos de experiência e intercâmbio
com mestres reconhecidos internacionalmente. Necessita possuir exímia
técnica da dança oriental, além de conhecer os ritmos,
as melodias e saber expressar-se através das músicas e comportar-se
diante do público.

|

Nós estamos sempre aprendendo.
Aquela que não passa as informações corretas para as
alunas ou escondem conhecimentos demonstram uma grande insegurança
e falta de sabedoria. Quem diz que já sabe tudo e não necessita
de mais nada ou não possui humildade quando necessário está
sofrendo da "Síndrome do Estrelismo" e este é o começo
do fim.

|

Alguns comerciantes de produtos
para Dança do Ventre entram no mercado oferecendo artigos de má
qualidade, de procedência desconhecida ou copiados de pessoas que estão
a muito tempo no mercado.Verifique e confirme a procedência desses artigos
e não se deixe enganar.

|
Sugestões para alunas e bailarinas |

::
A escolha da professora ::
Para a escolha correta de sua professora,
é necessário verificar seu
curriculum, isto é, os cursos de
aperfeiçoamento que participou, o
trabalho que desenvolve e o tempo que dedica
para estudar. Toda boa profissional está
sempre estudando e buscando novas técnicas.
Um indício negativo numa professora
é quando ela acha que sabe tudo,
não participa de cursos e não
treina diariamente. Porém, o mais
importante é verificar a veracidade
das informações do curriculum
da sua professora.
::
A escolha da bailarina ::
Quando se escolhe uma bailarina para um
show, deve-se observar, em primeiro lugar,
se realmente é uma boa profissional.
Ela precisa ter técnica, emoção,
sensualidade e expressão, além
do bom conhecimento das músicas e
dos ritmos árabes.
::
O espaço da bailarina no show ::
Toda bailarina deve ter, na medida do possível,
um espaço físico que possa
demonstrar toda sua performance (movimentos,
coreografias) de forma artística.
Para isso, é importante um palco
ou uma pista, que proporcione boa visibilidade
a todos os espectadores.
::
A "caixinha" ::
A bailarina pode ser homenageada pelos espectadores
com pétalas de rosas, aplausos e
também dinheiro, desde que colocados
no palco ou jogados sobre sua cabeça.
Em hipótese alguma, a bailarina deve
dividir seus presentes com outras pessoas.
Isto só acontece em casas de shows
não adequadas.
::
A escolha da música ::
Toda bailarina deve conhecer vários
estilos de música, desde as tradicionais
até as modernas. É importante
que a escolha da música seja feita
de acordo com sua preferência, porém
é imprescindível o conhecimento
de todos os estilos.
::
A relação entre a técnica
e a expressão ::
O conhecimento da técnica é
fundamental. Contudo, sem sentimento e expressão,
a dança torna-se mecânica e
insignificante. A expressão corporal
(demonstrada nos movimentos do corpo) e
facial (demonstrada principalmente no olhar)
deve acompanhar a bailarina em toda sua
dança. Ela deve transmitir aos espectadores
a melancolia ou a alegria das músicas.
::
A mulher brasileira no mundo da Dança
do Ventre ::
Pelo constatado, várias bailarinas
brasileiras trabalharam e trabalham no mundo
árabe, obtendo sucesso e respeito.
Isso deve-se principalmente a facilidade
de adaptação aos ritmos e
aos movimentos rápidos e sinuosos
e à bela estrutura física.
Além disso, a sensualidade é
outro fator importante que está presente
na mulher brasileira.

|

Ética
é o conjunto de regras de conduta
das bailarinas entre si e para com seu público
e suas alunas.
1.
A ética das bailarinas entre si
Consideramos falta de ética
para com outras bailarinas dançar
sem cachê ou com valor abaixo do mercado,
pois isto causa uma desvalorização
do trabalho artístico, criando uma
concorrência desleal, o que prejudica
todas as outras profissionais. O que acontece
muito no mercado de trabalho é que
algumas bailarinas recebem promessas variadas
(sucesso no futuro, shows etc.) de falsos
empresários, que têm o único
intuito de explorá-las comercialmente.
2.
A ética da professora para com suas
alunas
Existem professoras que, por
insegurança, não passam informações
completas e corretas às suas alunas,
bem como aquelas que evitam que suas alunas
conheçam os trabalhos de outras profissionais.
Isto, além de prejudicar o desempenho
de suas alunas, que necessitam conhecer
outros estilos, prejudica também
a própria professora, que não
cumpre o seu papel de mestra. Como diria
Gibran Khalil Gibran, as pessoas que compartilham
seus conhecimentos são agraciadas
porque confiam plenamente na fartura que
a vida lhe proporciona.
3.
A ética da bailarina para com seu
público
A postura da bailarina é
muito importante. Ela deve ter uma sutil
sensualidade em seus movimentos, com muita
delicadeza e simpatia no trato com o público.
Certos exageros e gestos muito próximos
são dispensáveis.

|
|
|
Untitled Document
|