Untitled Document
Untitled Document
 
 
 
 
 
 
 


Confira nossos vídeos


Bailarinas Bellydance® 1


Bailarinas Bellydance® 2


7ª Excursão
Bellydance® 2008

Escolas credenciadas Bellydance® de Omar Naboulsi:


Em São Paulo:

Warda Maravilha


No Sul do Brasil:

Escola Amarein Bellydance


No Rio de Janeiro:

Espaço Mosaico

 

Workshop Raqia Hassan

A Bellydance® realizou em setembro de 2000 um dos maiores workshops de todos os tempos, com a coreógrafa e professora egípcia Raqia Hassan.

Agradecemos às mais de 200 participantes do Workshop de Raqia Hassan em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, que fizeram com que este evento tenha sido um grande sucesso.

O objetivo da Bellydance® sempre foi realizar eventos com os melhores profissionais do mundo árabe, trazendo os melhores profissionais do mundo árabe para o Brasil como vem acontecendo há mais de 5 anos, com a intenção de engrandecer ainda mais a Dança do Ventre e a Cultura Árabe.

Raqia Hassan

Raqia Hassan, há muito tempo membro muito valioso da famosa troupe (grupo) de Mahmoud Redá. Raqia Hassan devotou sua vida ao ensino da arte da dança egípcia. Tendo estabelecido uma extraordinária reputação no Cairo treinando profissionais (Aza Sharif, Mona Said) e estudantes promissoras, ela agora é solicitada em uma escala mundial como uma treinadora e instrutora de bailarinas querida e respeitada. Uma artista completa, ela comunica sua técnica pessoal e valores estéticos com entusiasmo e visão.

Quando Raqia fala com suas bailarinas, ela freqüentemente utiliza o vocabulário de uma mestra de ballet. Apesar dela freqüentemente utilizar alguns passos "universais", eles são impregnados de suavidade e flexibilidade orientais "nunca rígidos".

Suas técnicas de aquecimento centram-se quase inteiramente no conceito de movimentos de círculo e relaxamento. A maioria das professoras realiza um pouco de trabalho muscular para as costas e pés, mas Raqia é delicada. Nada é agressivo e é muito interessante assistir à Sra. Hassan em suas leggings brilhantes, onde se pode ver cada movimento de seu corpo.

Seu uso dos braços é interessante porque ela usa uma linguagem natural e simbólica para ilustrar suas músicas. Numa frase que diz “Eu amo você com todo o meu ser”, ela se inclina para trás, toca o solo, rapidamente se ergue e aponta o céu! As mãos atingem e então tocam o coração dos olhos. As mãos realmente falam!

Em suas danças folclóricas do campo, a Sra. Hassan tinha mais surpresas escondidas na sua manga sensual. Uma vez que tinha as bailarinas fazendo batidas no chão com as pernas cruzadas na posição do tornozelo: inclinações com as costas eram variadas com batidas da esquerda para a direita acompanhadas de posições de mão graciosas. É divertido trabalhar com alguém que gosta de ser tão literal com uma canção. Raqia exige disciplina das estudantes que vêm à ela. É cobrada clareza nas combinações de shimmy/ondulação. Ela quer um shimmy forte e sutil, porém ondulações contrárias claras em direções elípticas – isolamento total das outras partes do corpo, sem batidas de qualquer tipo. Deveriam ser feitos esforços para produzir eventos reais e shows autênticos e não carnavais ou shows de circo. “Como podemos criar respeito pela dança quando os diretores não estão fazendo nada no que diz respeito à dança em questão?” Nós devemos encorajar as grandes professoras a manter sua bela arte viva. As pessoas com quatro lições e uma bela roupa podem fazer muito para destruir o que estamos tentando apresentar para o público como arte.

As pessoas devem saber de nossa dedicação, disciplina e conhecimento. No Egito, a boa bailarina, séria e profissional, é uma mulher forte, artística, de paixão e expressividade, atraída para uma dança exótica eterna, energizada pela vitalidade e inspirada pelas forças musicais e rítmicas. Ela é confiante o suficiente para não ser aterrorizada por um empregador inescrupuloso, grupos loucos, um cliente rude ou garotas de programa que fingem ser bailarinas.

Raqia treinou muitas estrelas de dança oriental egípcias. Artistas aposentadas tais como Aza Sharif e Mona Said, bailarinas experientes incluindo Fifi Abdo e Dina e artistas mais jovens tais como Nani e Amani (egípcia), procuraram os talentos desta treinadora da dança.

Raqia esteve envolvida com a dança folclórica egípcia por 30 anos e por pelo menos 18 anos ela tem estado envolvida com a dança oriental. É ao estilo oriental que ela agora se devota.

Parte da missão de Raqia é educação sobre o estilo oriental egípcio.

"Quando eu vou assistir uma bailarina, ela deve me deixar relaxada. A dança não é sobre o quanto você utiliza de força, mas sobre o quanto você sente"

Raqia também acredita que ouvir constantemente a música árabe também ajuda, pois a dança vai de mãos dadas com a música.

Raqia Hassan traz técnicas especializadas, como os estilos Gawazee, Fellahin, Zagat (Toorah), Saidii, Zaar e Tannoura, para mencionar apenas alguns.

Raqia já ministrou e continua ministrando workshops pelos cinco continentes, inclusive com o mais famoso coreógrafo Yosry Sharif, dos Estados Unidos.

 

Untitled Document

Escreva seu nome em árabe da forma correta!

Tenha seu nome em árabe para usar em tatuagem, pingente, camiseta ou onde mais sua imaginação mandar. Apenas R$ 15,00.

Entre em contato para encomendar o seu!

 

Escolas credenciadas Bellydance® de Omar Naboulsi:

No Rio de Janeiro:

Mahira e Hannan


No México:

La Academia de Danza Árabe Nájua

 

 

Untitled Document